3 sinais de que sua empresa precisa contratar um SaaS

O primeiro sinal é o uso excessivo de ferramentas desconectadas. Pesquisa recente revela que empresas já utilizam em média 70 % de suas aplicações via SaaS e essa proporção deve chegar a 85 % em 2025. No entanto, quando os sistemas não se conversam, cada nova ferramenta dificulta mais a sincronia das operações, aumenta os custos de integração e atrasa o desenvolvimento de novas funcionalidades.
O segundo sinal é o desperdício financeiro com licenças subutilizadas. Organizações chegam a desperdiçar até US$ 21 milhões por ano com licenças não utilizadas, já que apenas 47 % delas são efetivamente utilizadas. Isso indica que a empresa está pagando por tecnologia que não traz retorno real, impactando diretamente no custo total de propriedade (TCO).
O terceiro sinal é quando o volume de renovações e atualizações passa a tirar o foco do time. Uma empresa lida, em média, com cerca de 247 renovações SaaS por ano, quase uma por dia. Quando esse processo consome recursos das áreas de financeiro e TI, fica claro que falta eficiência e automação para manter a operação sustentável e concentrada no core business.
Quando esses sinais se manifestam, silos de sistemas, licenças desperdiçadas e overload de renovações, é hora de considerar uma solução SaaS que centralize e racionalize sua tecnologia. Plataformas que oferecem governança unificada, integração nativa e consumo conforme o uso trazem ganhos imediatos em ROI, visibilidade e agilidade operacional.
Fale conosco e descubra como adotar um SaaS pode eliminar desperdícios, aumentar a eficiência e impulsionar seus resultados já em 2025.
Blog Fourbank









